Durante a solenidade de entrega da nova ponte sobre o Rio das Pacas, na ERS-494, em Morro Azul, na última quinta-feira (27), o Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura Rodoviária Urbana e Rural (CIDIRUR) entregou ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e ao vice-governador, Gabriel Souza, um ofício solicitando a construção de novas pontes na região.
Na presença dos prefeitos que integram o consórcio, o ofício nº 33/2025 foi entregue pelo ex-diretor do consórcio e prefeito de Cambará do Sul, Schamberlaen Silvestre, representando o presidente do CIDIRUR, Marcos Venicios Evaldt, que, por motivo de agenda, não pôde estar presente na cerimônia. O documento solicita a celebração de um convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a execução das obras de sete novas pontes e galerias sobre a ERS-494 e a ERS-417, por meio do Plano Rio Grande. Este programa do governo do estado visa a reconstrução, adaptação e resiliência climática no Rio Grande do Sul, com medidas para atenuar os impactos das enchentes que afetaram o estado em 2024.
O presidente do CIDIRUR e prefeito de Morrinhos do Sul, Marcos Venicios Evaldt, no ofício destacou que a execução dessas obras será fundamental para a melhoria da infraestrutura e segurança das comunidades locais, além de contribuir para o desenvolvimento regional.
As pontes mencionadas no ofício são: Ponte Lajeadinho (Três Cachoeiras), Ponte Centro (Morrinhos do Sul), Ponte Costão (Morrinhos do Sul), Ponte Mampituba (Mampituba), Ponte Três Forquilhas (Três Forquilhas), Ponte Morro de Dentro (Morrinhos do Sul) e Ponte Pixirica (Morrinhos do Sul).